Complete sua Festa Junina com estas receitas de comidas típicas de tradição

23 de Junho de 2017

Complete sua Festa Junina com estas receitas de comidas típicas de tradição

 

Além das decorações e das roupas características, as quadrilhas e comidas típicas completam a comemoração e mantém a tradição das festas juninas. Os pratos são típicos da cultura do campo e do interior, os ingredientes mais utilizados para as receitas são o milho, o arroz, o coco, o amendoim e a maçã, sendo bem prático o modo de preparo e com preço acessível.

Mão na massa! Separe os ingredientes e aprenda como preparar deliciosos quitutes para a sua festa junina.

 

Salgados típicos de Festa Junina


Escondidinho de carne seca

Ingredientes: 1 kg de mandioca cozida, 1 lata de creme de leite com soro, 2 colheres (sopa) de margarina, 500g de carne-seca dessalgada e cozida, 1 cebola média picadinha, 4 dentes de alho esmagados, 2 tomates sem casca e picados, sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo: Amasse a mandioca ainda quente, coloque em uma panela com a margarina e sal, misture e acrescente o creme de leite, misture novamente e reserve.

Em outra panela refogue a cebola e o alho em um fio de azeite, adicione a carne-seca desfiada e deixe fritar um pouco, acrescente os tomates e deixe cozinhar até ficarem murchos e acerte o sal se necessário.

Em cumbuquinhas de vidro, coloque uma camada do purê de mandioca, seguido da carne seca e termine com o restante do purê. Polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar.

 

Milho verde na espiga

Ingredientes: água, milho verde, 1 colher (chá) de sal, manteiga a gosto.

Modo de preparo: Em uma panela grande, coloque a água até que atinja uns 5 cm de altura. Acrescente o sal e as espigas. Com a panela tampada, cozinhe em fogo alto por 10 minutos. Espete a espiga com um garfo para verificar se está pronto, se estiver macio desligue o fogo e retire-as da água. Tempere com sal e manteiga a gosto.

 

Pinhão cozido

Ingredientes: 3 xícaras (chá) de pinhões, 5 xícaras (chá) de água, 2 colheres (sopa) de sal.

Modo de preparo: Lave e corte as pontas dos pinhões. Em uma panela de pressão coloque os pinhões, a água e o sal. Leve ao fogo e depois que der pressão, deixe por 30 minutos. Desligue a panela e deixe a pressão sair sozinha, escorra a água. Descasque e sirva quente ou frio.

 

 

 

Doces típicos de Festa Junina


Cuzcuz de tapioca

Ingredientes: 3 xícaras (chá) de tapioca em grãos, 500g de açúcar, 2 vidros de leite de coco, 1 pacote de coco ralado, 1 litro de leite fervido, 1 lata de leite condensado, canela em pó a gosto.

Modo de preparo: Em um recipiente médio, misture bem com a ajuda de uma colher o açúcar, o leite fervido (morno), o leite de coco e o coco ralado. Coloque os grãos de tapioca e reserve para que fiquem consistentes. Reserve por 30 minutos na geladeira para que o sabor apure. Coloque o leite condensado por cima e sirva gelado. Se preferir, polvilhe canela em pó a gosto.

 

Paçoca de colher

Ingredientes: 500g amendoim sem pele tostado, 1 leite condensado, 1 ½ litro de leite, 1 colher (sopa) manteiga, 1 caixa de creme de leite sem soro, amendoim moído para decorar.

Modo de preparo: Triture o amendoim. Em uma panela, coloque o leite condensado, o leite e a manteiga. Cozinhe em fogo brando, mexendo sempre até começar a desgrudar do fundo da panela. Retire do fogo, misture o amendoim e o creme de leite. Distribua em copinhos e decore com amendoim moído. Sirva quente ou fria.

 

Batata-doce

Ingredientes: batata-doce.

Modo de preparo: Fatie a batata-doce em rodelas, cubinhos ou bem fininhas (no formato de chips). Pique-a imediatamente antes de levar ao forno, para que não haja perda de nutrientes. Asse por 20 minutos ou até dourar bem em forno médio. Sirva quente ou fria.

 

 

Bebidas típicas de Festa Junina

 

Quentão (sem álcool)

Ingredientes: 500g de gengibre, 1kg de açúcar refinado, 3 litros de água, 3 litros de suco concentrado de uva, 3 colheres (sopa) de cravos, 5 pedaços de canela em pau, 6 cascas de laranjas.

Modo de preparo: Fatie o gengibre e o coloque no fogo com o açúcar para derreter. Quando dourar, acrescente a água. Deixe essa calda cozinhar por cerca de 15 minutos.

Acrescente o suco de uva e as especiarias (cravo e canela), e deixe ferver por aproximadamente 20 minutos. Acrescente as cascas das laranjas e deixe ferver por mais 15 minutos. Sirva bem quente.

 

Chocolate quente

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de leite, 3 colheres (sopa) de chocolate em pó, 4 colheres (sopa) de açúcar, 1 colher (chá) de canela em pó, 1 caixinha de creme de leite.

Modo de preparo: Em uma panela, misture o leite, o chocolate em pó, o açúcar e a canela em pó. Leve ao fogo brando e mexa sempre até ferver. Desligue o fogo e adicione o creme de leite. Misture bem e sirva o chocolate quente cremoso em seguida.

 

Chá de amendoim

Ingredientes: ½ xícara (chá) de amendoim torrado e moído, ½ xícara (chá) leite condensado, ½ xícara (chá) de água, 1 ½ xícara (chá) de leite, um pouco de casca de canela a gosto.

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes em uma panela, leve ao fogo e espere ferver. Sirva quente.

 

Agora sua festa junina estará completa com as dicas de comes e bebes, uai. Monte a decoração, coloque o traje, acenda a fogueira e aproveite com a família e amigos.

Leia Também

Conheça os benefícios do Chimarrão e veja dicas de como preparar a bebida

Considerado um dos principais símbolos do Rio Grande do Sul, o Dia do Chimarrão é comemorado an

Ver mais

20 de Abril de 2017

Como higienizar e obter a máxima conservação térmica da sua Garrafa Térmica

Veja como obter a conservação térmica máxima dos líquidos frios e quentes na sua garrafa térmic

Ver mais

08 de Março de 2017

Produtos Relacionados